Suflê como fazer

Publicado em: 2 de dezembro de 2023 Por:

Compartilhar:

WhatsAppFacebook

Suflê como fazer é uma pergunta que muitos se fazem. Este prato, que é uma preparação culinária feita no forno, à base de um creme de farinha de trigo ou maisena, incluindo um ingrediente principal, tal como legumes, frango, queijo ou ingredientes doces, como chocolate, goiabada e outros, é uma receita prática, deliciosa e que pode ser servida como entrada, prato principal ou sobremesa. Neste artigo, vamos te mostrar uma receita de suflê para você arrasar na cozinha. Confira!

O que é suflê e qual a sua origem?

O suflê (do francês “soufflé”, que significa “assoprado”) é uma receita que se caracteriza por crescer no forno, formando uma casquinha crocante por fora e um creme macio por dentro. O segredo para o suflê inflar é bater as claras em neve e incorporá-las delicadamente ao creme, criando bolhas de ar que se expandem com o calor. O suflê deve ser servido imediatamente após sair do forno, pois ele tende a murchar conforme esfria.

Suflê para Arrasar na Cozinha

O suflê surgiu na França, no século XVIII, como uma variação do pâté, um doce feito com massa folhada recheada com creme de confeiteiro e coberta com glacê. O pâté era uma receita complicada e demorada, que exigia muita habilidade dos confeiteiros. Um deles, chamado Vincent de la Chapelle, teve a ideia de simplificar a receita, substituindo a massa folhada por um creme leve e aerado, que ele batizou de soufflé. A receita fez sucesso e logo se espalhou pelo mundo, ganhando versões salgadas e doces.

Suflê como fazer: Ingredientes Necessários

Para fazer um suflê simples, você vai precisar de:

– 4 ovos (gemas e claras separadas)
– 2 colheres (sopa) de farinha de trigo ou maisena
– 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
– 300 ml de leite
– 80 g de queijo parmesão ralado
– Sal a gosto
– 1 ingrediente principal de sua escolha (legumes, frango, queijo, chocolate, etc.)

Em uma panela, derreta a manteiga (ou margarina) em fogo baixo, sem deixar ferver. Adicione a farinha de trigo (ou maisena) e mexa bem, formando um roux. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre, até obter um creme liso e homogêneo. Tempere com sal e reserve.

Em uma tigela, bata as gemas com um garfo e adicione ao creme, misturando bem. Acrescente o queijo parmesão ralado e o ingrediente principal de sua escolha, picado ou ralado, e misture novamente. Você pode usar legumes cozidos, como cenoura, chuchu, abobrinha, abóbora, brócolis, couve-flor, etc.; frango cozido e desfiado; queijo muçarela, prato, gorgonzola, etc.; chocolate meio amargo derretido; goiabada cremosa; e o que mais a sua imaginação permitir.

Em uma batedeira, bata as claras em neve até formar picos firmes. Incorpore-as delicadamente ao creme, fazendo movimentos de baixo para cima, sem bater. A massa do suflê deve ficar leve.

Dicas para um Suflê Perfeito

Aqui estão algumas dicas para você fazer um suflê perfeito:

  • Use ovos frescos: os ovos frescos têm claras mais firmes, que batem melhor em neve e dão mais estrutura ao suflê.
  • Não abra o forno durante o cozimento: o choque térmico pode fazer o suflê murchar.
  • Sirva imediatamente: o suflê é um prato que deve ser servido assim que sai do forno, enquanto ainda está alto e inflado.

Variações de Suflê

O suflê é um prato muito versátil, que pode ser adaptado de acordo com o seu gosto. Você pode fazer suflê de legumes, de frango, de queijo, de chocolate, de goiabada, entre outros. O importante é usar a criatividade e experimentar diferentes combinações de ingredientes.

 

Compartilhar:

WhatsAppFacebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To top