Receita de Feijão Tropeiro com Feijão de Corda

Publicado em: 2 de dezembro de 2023 Por:

Compartilhar:

WhatsAppFacebook

O feijão tropeiro é uma das receitas mais tradicionais e saborosas da culinária brasileira. Ele consiste em um prato feito com feijão cozido, farinha de mandioca, carne seca, linguiça, bacon, ovos, couve e temperos. O feijão tropeiro é uma refeição completa, que pode ser servida como prato principal ou como acompanhamento de carnes assadas ou grelhadas. Neste artigo, vamos te ensinar uma receita de feijão tropeiro feito com feijão de corda, uma variedade de feijão muito consumida no Nordeste do Brasil. Confira!

Receita de Feijão Tropeiro com Feijão de Corda

O que é feijão de corda e qual a sua relevância?

O feijão de corda, também conhecido como feijão fradinho, feijão macassar ou feijão verde, é um tipo de feijão que tem grãos pequenos, claros e com uma mancha preta no centro. Ele é muito cultivado e apreciado na região Nordeste do Brasil, onde faz parte de pratos típicos como o baião de dois, a salada de feijão de corda e o acarajé. O feijão de corda é rico em proteínas, fibras, ferro, cálcio e vitaminas do complexo B, sendo um alimento nutritivo e saudável.

O feijão de corda pode ser usado para fazer o feijão tropeiro, substituindo o feijão comum. O feijão de corda tem um sabor mais suave e uma textura mais macia, que combina bem com os demais ingredientes do feijão tropeiro. Além disso, o feijão de corda é mais fácil de cozinhar, pois não precisa ficar de molho e cozinha mais rápido. O feijão de corda também é mais barato e fácil de encontrar, sendo uma ótima opção para variar o cardápio e economizar.

Como fazer feijão tropeiro com feijão de corda: passo a passo

Para fazer um feijão tropeiro com feijão de corda, você vai precisar de:

  • 500 g de feijão de corda cozido al dente
  • 250 g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
  • 250 g de linguiça calabresa cortada em rodelas
  • 200 g de bacon cortado em cubinhos
  • 4 ovos batidos
  • 2 xícaras de farinha de mandioca torrada
  • 1 maço de couve picada finamente
  • 4 dentes de alho picados
  • 1 cebola picada
  • 1/4 de xícara de cheiro-verde picado
  • Sal, pimenta-do-reino e cominho a gosto
  • Óleo para fritar

O modo de preparo é o seguinte:

  1. Em uma panela grande, aqueça um pouco de óleo e frite o bacon até dourar. Retire o bacon e reserve.
  2. Na mesma panela, frite a linguiça até dourar. Retire a linguiça e reserve.
  3. Na mesma panela, frite a carne seca até dourar. Retire a carne seca e reserve.
  4. Na mesma panela, frite os ovos mexendo bem. Tempere com sal, pimenta e cominho. Retire os ovos e reserve.
  5. Na mesma panela, refogue o alho e a cebola até ficarem macios. Junte o feijão de corda e misture bem. Tempere com sal, pimenta e cominho.
  6. Adicione a farinha de mandioca aos poucos, mexendo bem, até obter uma mistura úmida e solta.
  7. Acrescente o bacon, a linguiça, a carne seca, os ovos e o cheiro-verde. Misture bem e prove o sal.
  8. Em uma frigideira, aqueça um pouco de óleo e refogue a couve até murchar. Tempere com sal e pimenta.
  9. Sirva o feijão tropeiro com a couve por cima ou à parte.

A história do feijão tropeiro e a sua origem

O feijão tropeiro é uma receita que tem origem na época do Brasil colonial, quando os tropeiros eram os homens que transportavam mercadorias pelo interior do país, usando mulas como meio de transporte. Os tropeiros precisavam de uma alimentação prática, barata e que não estragasse facilmente, pois passavam dias viajando por estradas precárias e sem infraestrutura. Assim, eles levavam consigo feijão, farinha de mandioca, carne seca, linguiça e toucinho, que eram os ingredientes básicos para fazer o feijão tropeiro.

O feijão tropeiro era preparado em uma panela de ferro sobre o fogo de lenha, usando a gordura do toucinho para fritar os demais ingredientes. O feijão era cozido previamente e misturado com a farinha de mandioca, formando uma massa compacta e nutritiva, que sustentava os tropeiros por horas. O feijão tropeiro era servido com couve, que era colhida pelo caminho, e com ovos, que eram obtidos nas fazendas onde os tropeiros paravam para descansar.

O feijão tropeiro se espalhou pelo Brasil, principalmente pelos estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Paraná, onde os tropeiros passavam com mais frequência. Cada região foi adaptando a receita de acordo com os seus costumes e ingredientes locais, dando origem a diferentes versões do feijão tropeiro. Hoje, o feijão tropeiro é um prato típico da culinária brasileira, que representa a nossa história e a nossa diversidade.

2 Acompanhamentos para o feijão tropeiro com feijão de corda

O feijão tropeiro com feijão de corda é uma receita que combina com vários tipos de acompanhamentos, dependendo do seu gosto e da ocasião. Aqui, vamos sugerir 2 opções que podem deixar o seu feijão tropeiro ainda mais completo e saboroso.

  • Carne assada ou grelhada: A carne assada ou grelhada é um acompanhamento clássico para o feijão tropeiro, pois cria um contraste de sabores e texturas. Você pode escolher a carne de sua preferência, como picanha, alcatra, maminha, fraldinha, lombo, costela ou frango. Tempere a carne com sal, pimenta, alho, vinagre e ervas, e asse ou grelhe até ficar no ponto desejado. Sirva a carne fatiada com o feijão tropeiro e a couve.
  • Arroz branco: O arroz branco é um acompanhamento simples e prático para o feijão tropeiro, pois traz leveza e equilíbrio para o prato. Você pode fazer o arroz branco da forma tradicional, refogando o arroz com alho e óleo, e cozinhando com água e sal. Ou você pode incrementar o arroz com alguns ingredientes, como cenoura, milho, ervilha, açafrão ou cheiro-verde. Sirva o arroz branco soltinho com o feijão tropeiro e a couve.

Receita de Feijão Tropeiro com Feijão de Corda

O feijão tropeiro com feijão de corda é uma receita que faz sucesso em qualquer ocasião, pois é fácil de fazer, versátil e deliciosa. Neste artigo, você aprendeu uma receita de feijão tropeiro com feijão de corda, além de conhecer a origem e a história dessa iguaria. Você também viu 2 sugestões de acompanhamentos para o feijão tropeiro, que podem deixar o seu prato ainda mais especial. Agora, é só escolher a sua receita favorita e colocar a mão na massa! E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!

Compartilhar:

WhatsAppFacebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To top