7 coisas que você pode fazer nesse verão no Espírito Santo e no Brasil

Publicado em: 21 de novembro de 2023 Por:

Compartilhar:

WhatsAppFacebook

O verão está chegando e você já está pensando em como aproveitar essa estação tão esperada. Se você mora no Espírito Santo ou quer viajar pelo Brasil, saiba que existem muitas opções de lazer, cultura e natureza para curtir o calor. Neste artigo, vamos te dar algumas dicas de o que fazer nesse verão no Espírito Santo e no Brasil. Confira!

O que é o verão e por que ele é tão especial?

O verão é a estação do ano que vai de 21 de dezembro a 20 de março no hemisfério sul, onde fica o Brasil. É a época mais quente do ano, com temperaturas médias acima de 25°C em grande parte do país. O verão também é marcado pelo aumento das chuvas, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

O verão é uma estação especial porque traz consigo uma sensação de alegria, energia e liberdade. As pessoas ficam mais dispostas a sair de casa, se divertir, conhecer novos lugares e pessoas. O verão também é uma oportunidade de aproveitar as belezas naturais do Brasil, que são muitas e variadas. Além disso, o verão é uma época de festas, como o Carnaval, que é uma das maiores expressões culturais do país.

Dicas de o que fazer nesse verão no Espírito Santo

O Espírito Santo é um estado localizado na região Sudeste do Brasil, que faz divisa com os estados de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. É o quarto menor estado do país em extensão territorial, mas possui uma grande diversidade de paisagens, como praias, montanhas, cachoeiras, ilhas e florestas. Veja algumas dicas de o que fazer nesse verão no Espírito Santo:

  • Visitar as praias: o Espírito Santo tem mais de 400 km de litoral, com praias para todos os gostos e estilos. Você pode escolher entre praias urbanas, como a Praia da Costa, em Vila Velha, ou praias mais tranquilas e selvagens, como a Praia de Itaúnas, em Conceição da Barra. Há também praias ideais para a prática de esportes náuticos, como a Praia de Manguinhos, em Serra, ou praias com piscinas naturais, como a Praia dos Padres, em Guarapari.
  • Conhecer as montanhas: o Espírito Santo também é conhecido como o estado das montanhas, pois possui uma cadeia de serras que corta o seu território. Nas montanhas, você pode desfrutar de um clima mais ameno, de uma gastronomia típica e de um cenário bucólico. Algumas das cidades mais visitadas nas montanhas capixabas são Domingos Martins, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante e Pedra Azul.
  • Explorar as cachoeiras: se você gosta de contato com a natureza, o Espírito Santo é o lugar certo para você. O estado possui mais de 200 cachoeiras catalogadas, que formam verdadeiros oásis de água doce e verde. Você pode se refrescar nas cachoeiras de Alegre, Castelo, Iúna, Santa Leopoldina, entre outras.
  • Visitar as ilhas: o Espírito Santo também tem ilhas que são verdadeiros paraísos. Você pode fazer um passeio de barco pela Baía de Vitória e conhecer as ilhas do Boi, do Frade, do Fato e da Escalvada. Você também pode ir até a Ilha de Trindade, que fica a 1200 km da costa, e que é considerada uma das ilhas mais bonitas do mundo, com águas cristalinas e biodiversidade única.
  • Apreciar as florestas: o Espírito Santo é um dos estados mais preservados do Brasil, com cerca de 40% do seu território coberto por florestas. Você pode fazer trilhas, observar a fauna e a flora, e se encantar com a beleza das florestas capixabas. Algumas das áreas protegidas que você pode visitar são o Parque Estadual de Itaúnas, o Parque Nacional do Caparaó, a Reserva Biológica de Sooretama e a Reserva Biológica de Duas Bocas.

7 coisas que você pode fazer nesse verão no Espírito Santo e no Brasil 7 coisas que você pode fazer nesse verão no Espírito Santo e no Brasil 7 coisas que você pode fazer nesse verão no Espírito Santo e no Brasil7 coisas que você pode fazer nesse verão no Espírito Santo e no Brasil

Dicas de o que fazer nesse verão no Brasil

O Brasil é um país continental, com uma área de mais de 8,5 milhões de km². É o quinto maior país do mundo em extensão territorial e em população, com mais de 210 milhões de habitantes. O Brasil é um país rico em diversidade, com uma variedade de culturas, climas, paisagens e atrativos turísticos. Veja algumas dicas de o que fazer nesse verão no Brasil:

  • Conhecer o Nordeste: o Nordeste é a região mais ensolarada do Brasil, com um clima tropical e temperaturas elevadas durante todo o ano. É a região que possui as praias mais famosas e paradisíacas do país, como Porto de Galinhas, em Pernambuco, Jericoacoara, no Ceará, Morro de São Paulo, na Bahia, e Maragogi, em Alagoas. O Nordeste também é uma região de forte identidade cultural, com uma gastronomia, uma música, uma literatura e um folclore únicos.
  • Explorar o Centro-Oeste: o Centro-Oeste é a região mais central do Brasil, que abriga o Distrito Federal e os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É a região que possui o maior bioma do país, o Cerrado, que é uma savana rica em biodiversidade e em recursos hídricos. O Centro-Oeste também é a região que possui o Pantanal, a maior planície alagada do mundo, que é um santuário ecológico e um destino de ecoturismo. Além disso, o Centro-Oeste tem cidades históricas, como Goiás Velho, Pirenópolis e Cuiabá, que preservam o patrimônio cultural do Brasil.
  • Descobrir o Sul: o Sul é a região mais meridional do Brasil, que compreende os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É a região mais fria do país, com um clima subtropical e temperaturas que podem chegar a zero grau no inverno. O Sul é uma região de grande influência europeia, principalmente de imigrantes alemães, italianos, poloneses e ucranianos, que deixaram sua marca na arquitetura, na gastronomia, na música e nas festas típicas. O Sul também é uma região de belezas naturais, como as Cataratas do Iguaçu, o Parque Nacional de Aparados da Serra, a Serra do Rio do Rastro e a Ilha do Mel.
  • Visitar o Sudeste: o Sudeste é a região mais populosa e desenvolvida do Brasil, que reúne os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. É a região que possui as maiores cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória, que são centros de cultura, negócios, lazer e entretenimento. O Sudeste também é uma região de contrastes, que combina o urbano com o rural, o moderno com o antigo, o litoral com o interior. O Sudeste tem atrações para todos os gostos, como a Avenida Paulista, o Cristo Redentor, o Museu Inhotim, a Estrada Real e a Ilha Grande.
  • Aventurar-se pelo Norte: o Norte é a região mais extensa e menos povoada do Brasil, que engloba os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. É a região que possui a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia, que é um patrimônio natural e cultural da humanidade. O Norte é uma região de aventura, de mistério, de diversidade e de encantamento. O Norte tem lugares incríveis para se conhecer.

Compartilhar:

WhatsAppFacebook

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To top